Minimalismo – Está tudo errado?

Olá Peregrinos!

O assunto MINIMALISMO está super em alta. Pessoas como Gustavo Cerbasi e Nathalia Arcuri do ME POUPE já até fizeram vídeos falando sobre o assunto. Então resolvi dar meu pitaco também rsrs. Até porque acho que sou minimalista antes mesmo de saber que isso existia.

Não gostaria de entrar no mérito que minha infância era desprovida de riqueza e as coisas eram difíceis então era um minimalismo forçado e blá blá blá. Não foi isso que me fez ser minimalista porque minha realidade hoje é outra e também porque conheço muita gente pobre consumista rs.

Então um belo eu dia percebi que eu não era consumista, logo, eu era minimalista. E foi assim que a princípio eu entendi. O oposto de ser consumista era ser minimalista. Mas aí eu comecei ver vídeos sobre o assunto e fiquei com idéias distorcidas e desisti do assunto.

A vida do minimalista me pareceu muito fria, cinza, sem cor. Era isso que eu enxergava nos vídeos. Uma casa cinza, um guarda roupa cinza. E depois entraram outras questões que falarei mais a frente.

No meu canal no Youtube (Aqui Sou Peregrino) onde faço vlogs de viagens, eu sempre quis falar sobre o minimalismo, mas não me sentia confortável por conta desse esteriótipo. E é aqui onde eu queria chegar. Eu amo viajar e preciso de dinheiro para tal, então foi aí que o minimalismo entrou na minha vida. Eu preciso fazer escolhas, então quando quero viajar não posso sair gastando o meu salário com tudo que vejo. Foi assim que percebi que poderia viver com 50% ou 30% do que eu achava que precisava e isso me tornou infinitamente mais feliz. E no dicionário está exatamente isso:

Minimalismo
substantivo masculino

– Princípio de reduzir ao mínimo o emprego de elementos ou recursos.

 

Também vi em um vídeo sobre consumismo que 70% das coisas que temos não usamos.

Por fim assisti ao documentário do Netflix THE MINIMALISM e as coisas finalmente clarearam, ou melhor, ficaram coloridas kk.

Entendi que o minimalismo não é uma receita de bolo que todos devem seguir. Um exemplo é o vegano, o vegetariano, eles sabem exatamente o que devem fazer, e se um vegano por exemplo comer mel ele não é mais vegano.

O minimalismo pode ser exercido em variadas áreas. Na sua casa, nas roupas, no supermercado, nos cosméticos, nos seus bebês, nas suas festas, nos relacionamentos…

Eu já entrei em banheiros que tinham 15 vidros de shampoo, tudo pela metade rs. Eu tenho amigas que tem tanta roupa, mas vão lavando e jogando por cima das outras que tem roupas que não usam há 5 anos que nem sabiam que tinham kk. Já vi matérias que o brasileiro joga toneladas de comida fora todos os anos, então compramos muita comida sem necessidade.

Com isso, para mim a essência do minimalismo é usar tudo que tenho. Não imposta se tenho 2 calças ou 10. já vi muitos comentários em vídeos de pessoas criticando o minimalismo do outro. Minha mãe por exemplo, não trabalha fora, então ela fica meses, ou quem sabe anos sem comprar roupa. Porém uma pessoa que trabalha fora, dependendo do cargo não dá para ter somente 2 calças, mas também não precisa ter 30. O minimalismo não é 8 ou 80. Acho 15 vidros de shampoo exagero, mas você não precisa ter somente 1 para ser considerado minimalista. Eu tenho 1 e uso até acabar para depois comprar outro, mas essa é uma escolha minha, eu acho mais prático.

Minha vida é colorida, amo cores. Minha casa não precisa ter móveis, preto, branco e cinza rs. Meu sofá era roxo kk. Quando eu vou na casa de pessoas idosas eu vejo aquelas estantes cheias de quinquilharias toda empoeirada e fico desesperada kk. Mas não significa que não terei decoração na minha sala.

Eu não acho que não usar sutiã, absorvente, maquiagem, produtos de limpeza, morar numa Tine House, não comer carne tenham a ver com o minimalismo. Acho que seja mais um estilo de vida e não me sinto fora porque não pratico essas coisas. Mas não dá para criticar o minimalismo do outro. A felicidade está estampada nessas pessoas que deixaram de fazer algo por amor a uma causa. Quem não é consumista produz menos lixo também.

Tem gente que sai de um closet de 5mts para uma armário cápsula. Sai de uma casa de 200 mts para uma apartamento de 40mts. Isso é uma escolha de cada um, não precisa ser a sua. Só você pode definir qual, como e onde será o seu minimalismo. Somente você pode fazer isso, saber o que lhe é realmente necessário ou supérfluo e o que te fará feliz de verdade.

As vezes que fico pensando se eu fosse para uma ilha deserta o que eu levaria rs. Mas eu não moro em uma ilha deserta, mas também não preciso comprar ou ter nada para agradar ninguém. Uma amiga uma vez disse que a vida dela estava cara por conta das redes sociais. Não podia repetir as roupas em fotos porque todos reparam. Eu já não dou a mínima. Eu sei que as blogueiras ganham muita coisa, não precisam comprar, então não me sinto influenciada digitalmente rs.

Enfim, eu estou praticando o minimalismo no meu novo apartamento e estou amando a experiência. Vou fazer vídeos mostrando tudo depois.

Eu tenho 4 pratos que estão me atendendo no momento, somos eu meu marido. Creio que comprarei mais futuramente, porém não será o jogo de jantar para 12 pessoas como uma amiga minha tem. Só se a Santa Ceia de Jesus fosse na minha casa hahaha. Primeiro eu teria que dar conta de arranjar uma mesa de 12 lugares kk.

Não estou fazendo uma crítica a quem é consumista, mas o que eu mais vejo por aí e gente reclamando de dinheiro, ou melhor, da falta dele. Que estão cheios de prestações, dívidas…Não será porque consomem demais?

E por falar em Jesus, eu aprendo demais com Ele. Ele não era rico e nem era miserável, era carpinteiro, uma boa profissão para a época, mas ele não comprou um túmulo. Mas por que ele compraria algo tão caro para usar somente 3 dias?

Essa é minha visão peregrinos. Fiquem na paz!

Se quiser acompanhar meus videos esse é meu canal AQUI SOU PEREGRINO

Deixe um comentário